sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nossa história

O Projeto “Minha Gente”, proposto como alternativa para o enfretamento dos graves problemas referentes à infância e à adolescência no Brasil, foi instituído pelo Governo Federal no ano de 1993. Este projeto previa a construção de 5.000 Centros Integrados de Atenção à Criança – CIAC, que após o impedimento do Presidente Fernando Collor de Mello, foi reestruturado pelo Ministério da Educação e instituído o Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – PRONAICA.
Do ponto de vista da sua consolidação, o programa foi elaborado compreendendo um conjunto de ações básicas de caráter sócio-educativo, orientadas pela concepção da Atenção Integral, que se desenvolve por meio de atividades específicas, gerenciadas de forma integrada, em ambientes previamente planejados, preparados e organizados - as Unidades de Serviços. Essas unidades de serviços poderiam ter diferentes configurações físicas, dentre elas a Construção de Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente/CAIC, utilizando-se a tecnologia das fábricas de argamassa armada.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, entendendo seu compromisso com a Educação Básica, solicitou à Secretaria de Projetos Especiais do MEC a construção de um Centro Integrado de Atenção à Criança – CIAC, que foi inaugurado em 14 de março de 1993, próximo a área do Instituto de Educação. Em função das inúmeras controvérsias surgidas com relação a seu gerenciamento, iniciou as suas atividades com a matrícula de 212 crianças apenas em 16 de maio de 1994.
Inicialmente foi administrado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Itaguaí. Após a emancipação do Município de Seropédica, a parceria se constituiu apenas com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Finalmente, no ano de 2005, foi aceita pelos atuais gestores do Município de Seropédica a parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para o funcionamento da Unidade Escolar.
Hoje a escola conta com 488 crianças efetivamente matriculadas em tempo integral, um quadro de pessoal composto por professores e servidores da rede Municipal e da UFRRJ, e um professor da SEEDUC-RJ, cedido à UFRRJ após a expiração do convênio.
A proposta pedagógica, desde a sua criação, está embasada em uma concepção da formação integral da criança, estimulando o pensamento crítico, a imaginação criadora com ênfase na preservação da vida e dos recursos naturais. Busca-se neste Projeto Educacional incentivar a construção de homem, de ambiente e de conhecimento que a sociedade anseia e necessita.

Um comentário:

  1. Ola amigos do CAIC,
    Meu nome eh Tulio e moro na Escocia, e estou trabalhando na Escola Castleview Primary School em Edimburgo. onde temos um projeto de intercambio com o CAIC. Fico feliz em saber que estao desenvolvendo o blog da escola, e gostaria de convida-los a visitar o nosso website. Neste termo, as criancas da primary 5 estao estudando sobre o Brasil e logo logo estarao mandando cartas para os alunos do CAIC. Eles estao animados em trocar cartas com voces.
    Abracos.
    Tulio

    ResponderExcluir